O Projeto Rosie
17:55Uma comédia romântica, diferente dos romances tradicionais, já que o mocinho não se enquadra definitivamente na definição dos heróis românticos, pelo contrário, ele é bem diferente dos galãs de sempre.
Acho até que daria um filme perfeito protagonizado por Woody Allen.
Don Tillman tem uma vida tão organizado que dá nos nervos de qualquer um, é um homem de poucos amigos...aliás os que têm se conta nos dedos de uma mão, e ainda sobram dedos, rs.
Então um dia ele resolve que está na hora de arrumar uma esposa, ou pelo menos uma namorada. E o que esperar de Don numa hora dessas? Que ele vá até um barzinho de solteiros a procura de companhia? Que nada, com sua mania por organização, ele resolve fazer um projeto com um minucioso questionário para filtrar as possíveis candidatas. Ele não admite correr o risco de sair com alguém que não combine com ele e seus gostos excêntricos.
Começa assim o Projeto Esposa, uma atividade nova que terá que se encaixar nas tarefas cotidianas de Don, que é professor universitário de Genética e tem sua vida milimetricamente planejada.
É aí que ele conhece Rosie, que ele pensa ser uma das candidatas selecionadas pelo projeto esposa, e, que ele descobre rapidamente que é uma pessoa totalmente "inadequada" para ser uma possível esposa, ou a "companheira perfeita" idealizado por ele.
Apesar dessa incompatibilidade, Rosie precisa da ajuda profissional de Don, e ele não sabe bem porquê, resolve ajudar. Mesmo que precise quebrar algumas regras e até mesmo arriscar seu emprego na universidade.
E Rosie logo mostra a que veio, bagunçado a vida certinha dele... e ele, não está resistindo a essa invasão na sua rotina, e não entende porque está permitindo isso, e o que é pior (ou seria melhor?)ele está gostando!
O livro trata de temas delicados, como: amor próprio, autoestima,aceitação e como lidar com convenções sociais. A dose romântica é bem pequena, mas existe, acho que a intenção é ser um livro engraçado. Na verdade achei um pouco dramático, me deixou tensa a vida cronometradas do protagonista, beirava um desvio psicólogo, um TOC,
Mas, no fim das contas foi uma leitura rápida e interessante, o final agradou e me deu até vontade de ler a continuação "O Efeito Rosie", talvez leia um dia desses.
O Projeto Rosie
Graeme Simsion
0 comentários