💙Extraordinário 💙

16:05



Resenha: Extraordinário 

Uma leitura especial, cativante, sensível, usaria muitas palavras doces para descrever a trajetória de Auggie, um menino que nasceu com uma deformidade facial, ocasionada por uma doença genética. 
Foi uma infância de muitas cirurgias, internações e o convívio social se limitava a família e amigos mais próximos. 
Auggie estudava em casa com a sua mãe, e pra ele assim estava ótimo, um menino inteligente, maduro pra sua idade e que só sonhava em ser uma criança comum, a mais comum possível.
"Para mim, o Halloween é a melhor festa do mundo... Eu gostaria que todos os dias fossem Hallowenn. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara."
O livro é narrado por Auggie (August), e quase como um bônus temos a visão de alguns personagens importantes da história, contando de suas perspectivas o convívio com ele.
Apesar das adversidades, Auggie sabe ser irônico e até rir de si mesmo, também tem seus momentos de revolta com aquele destino tão cruel que a ele foi imposto pela natureza. Chora, se sente injustiçado, mas segue, tentando viver da melhor forma e com total apoio e carinho da família. 

Então chega o tempo em que August precisa ir para a escola, conviver com outras crianças, ter uma educação formal, tradicional. Mas ele fica apavorado ao saber da novidade.
Mas vai, e a cada dia ele enfrenta um novo desafio, e vive bons e maus momentos. É um aprendizado doloroso mas também libertador.
"Conheço os apelidos que me dão. Já estive em parquinhos suficientes para saber que crianças podem ser cruéis."
Mas Auggie segue em frente, e também faz novas e verdadeiras amizades, vive momentos felizes e inesquecíveis e descobre que a vida em sociedade tem seu lado positivo.
"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário." Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos.

Eu me emocionei com a trajetória de Auggie, me alegrei com suas vitórias e superações. 
É um livro leve, escrito com simplicidade, voltado para o público infanto-juvenil mas que deveria ser lido por todos, mostra a capacidade de superação e adaptação que o ser humano tem. Mostra o preconceito, o egoísmo, e as formas de passar por cima de tudo isso, com o apoio das pessoas queridas.
Gostei muito da leitura e aguardo o filme com grande expectativa.
Recomendo!

Extraordinário 
R.J. Palácio
Editora Intrínseca 
320 páginas/ 2013

You Might Also Like

14 comentários

  1. Esse livro tb está na minha lista de leituras :D quero muito ler antes de ver o filme e já separei a caixa de lencinhos, sei que vou me emocionar muito!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee Danuza.
    Eu li esse livro tem bastante tempo. Apesar de ser um livro que traz uma mensagem super bacana, eu achei-o bem clichê e admito que não gostei muito da leitura. Porém fico feliz que tenha gostado
    Beijos.


    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que achei esse livro extraordinário??
    Acho que cada parte do livro nos mostra algo que não vimos e algo que ainda pode apontar o quanto podemos tirar uma lição bacana de cada situação.
    "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo". - Auggie Pra quem ainda não leu e digo leia e quem leu e não gostou, bom não da pra agradar todo mundo.
    =Gabriel Clube do Farol

    ResponderExcluir
  4. Oi Danuza, confesso que me apaixonei por esse livro desde a primeira resenha que li sobre ele e a sua só me deixou com mais vontade de ler, só por se tratar de preconceito, já é um livro que me cativa, infelizmente vivemos em um mundo tão preconceituoso em todos os sentidos, até mesmo no mundo literário, coisa que nunca imaginei. Sua resenha está ótima, parabéns. Bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá Danuza!! Tudo bem??
    Antes de tudo, QUERO ESSAS TRUFAS!!!
    Que resenha maravilhosa! Não li extraordinário ainda mas quero muito ler por abordar temas bem polêmicos na nossa sociedade como o preconceito e vários outras exclusões sociais que sofremos! Com certeza é uma leitura prazerosa e emocionante! Que fotos lindas! Amei cada uma!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Tenho este livro e super recomendo (até emprestei ele atualmente). A leitura trata bem de um assunto forte, é um livro que nos mostra o quanto a gentileza é importante e faz falta...o livro é MARAVILHOSO e uma ótima dica de leitura sempre. Sou suspeita para falar deste livro kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre quis ler esse livro, mas sempre acabo passando ele pra trás haha Adorei sua resenha, me passou uma sensação tão gostosa, nem sem explicar. O livro deve passar uma moral sobre superar o preconceito e nossos obstáculos de uma forma muito bonita. Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu amei esse livro com todo meu coração. Eu participo de um clube do livro e indiquei ele. Todos amaram. Não tem como não se apaixonar. O final foi simplesmente perfeito.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Esse é um daqueles livros que nos deixam sem saber o que fazer depois, não é? É uma leitura tão incrível e profunda mas também tão singela e pura, algo simples porém poderoso. É extraordinário de verdade. A parte estética também não deixa a desejar. Adorei o post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  10. Oii, amei sua resenha. Quero muito ler esse livro,tenho certeza que é uma leitura surpreendente e que irá me tocar profundamente e me deixar numa ressaca literária. Confesso que por ser narrado por Austin e por passar-se numa fase bem difícil, pois crianças são sinceras mais de certo modo cruéis, poderei tirar inúmeras lições após o fim da leitura... a quero tanto ver o filme!! mal vejo a hora <3
    Adorei sua resenha e as fotos estão maravilhosas! Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro em casa (na vdd é do meu namorado e a gnt mora junto , então)vivo enrolando pra ler mas eu sei que ele é fantástico, talvez seja por isso, acabar ficando sem ler outros livros depois dele por um tempo... Adorei o post. bjã1

    ResponderExcluir
  12. Olá danuza! Tudo bom? :)
    esta história é simplesmente maravilhosa! É o tipo de livro que todos deveriam ler, né? Já indiquei pra vários conhecidos e amigos. Amei sua resenha, me emocionei também com a leitura.
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi linda!
    Adorei sua resenha! Eu já li este livro é assim como você, me emocionei e também ri junto com o Auggie em determinadas situações. Também acho que todos deveriam ler esse livro, é lindo! Agora com o filme, acho que muito mais pessoas vão conhecer a história é de apaixonar...
    Super beijo!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  14. Oi!!!
    Estou com esse livro na minha estante e preciso ler logo!!! Amei sua resenha e tenho certeza que vou me acabar de chorar!!!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir